Blog
  • Notícias
  • Mercado
  • Dicas
  • Tecnologia
  • Dryve
  • Carreiras
  • Imprensa

Golpes na internet: conheça os mais comuns na compra de carros seminovos

Por Dryve em 3 de novembro de 2020

Entre uma notícia e outra – seja nos telejornais ou nos posts em sites e mídias sociais – é comum lermos sobre golpes que acontecem no momento da compra de um seminovo pela internet. Por isso, algumas dicas bem básicas precisam ser repassadas para que o comprador fique atento. Bora conferir!

Que a internet é “terra de ninguém”, isso não é novidade. No entanto, as compras feitas de maneira on-line – principalmente durante a pandemia – cresceram muito e, cada vez mais, as pessoas se sentem seguras em encher o carrinho virtual e adquirir vários tipos de itens, incluindo os carros seminovos.

Nós já registramos inúmeros cases de sucesso na compra de carros usados por meio do nosso site e, com o passar do tempo, notamos que essa “nova atitude” do consumidor só tende a crescer, seja pelos melhores preços ou até mesmo pela dor de cabeça de toda a negociação ficar por conta da empresa (como é o nosso caso!)

Mas, nem tudo na vida é sinônimo de perfeição e, infelizmente, existem pessoas mal intencionadas que utilizam desse mercado on-line para aplicar pequenos, médios e grandes golpes.

Com a intenção de alertar os consumidores com dicas que podem livrá-los de futuras dores de cabeça na hora de comprar um veículo pela internet, decidimos citar alguns dos golpes mais comuns neste artigo – lembrando que a criatividade dos bandidos é infinita, sendo assim, preste atenção em como tentar achar brechas e erros no momento da compra, e não apenas no tipo de golpe.

Test Drive com estranhos e em lugares suspeitos

Só pelo subtítulo já deu para imaginar diversos fechamentos péssimos para este golpe. Por mais que a pessoa que esteja interessada no seu veículo se mostre, por meio das redes sociais, educada, carismática, tenha boa dicção e esteja bem vestida, nunca, repetindo, NUNCA, agende um test drive sozinho(a) ou em locais suspeitos, ou seja, com pouco movimento e de fácil acesso às vias rápidas (como rodovias e estradas).

Geralmente, o agendamento do test drive vem após a negociação e o vendedor acaba sendo envolvido pelo golpista que aparenta estar extremamente interessado no veículo, com o dinheiro da compra “já em mãos” e que, para “fechar negócio” precisa apenas sentir o carro dando “aquela voltinha”.

No entanto, caso você esteja prestes a cair em um golpe, o “interessado” (golpista) aproveita sua vulnerabilidade no momento de dirigir o carro (tanto por estar sozinho, quanto por tê-lo encontrado em um local abandonado), anuncia o assalto e vai embora com o veículo.

Por isso que, nós da Dryve, cuidamos do intermediamento dos Test-Dryves, evitando esse tipo de situação (o interessado no veículo, nem faz ideia quem seja o dono do carro. Isso traz segurança para ambos os lados!).

Bom… então, é melhor você marca o test drive na sua casa, correto? ERRADO! Aí pode vir um outro golpe, no qual os ladrões ficam sabendo do seu endereço, dos horários que você está ou não em casa e aproveitam para assaltar a sua residência.

Um dica válida é agendar um test drive curto (já combinado antecipadamente) em locais fechados e movimentados, como os estacionamentos de grandes shopping centers. Dica extra nesse caso: mesmo que tenha instalado o dispositivo de pagamento automático para pedágios e estacionamentos, pegue o cartão da catraca e o mantenha com você! Assim, apenas você, conseguirá sair com o seu veículo. Ah! E peça para alguma familiar ou amigo o acompanhe!

Sites e empresas de fachada

Conforme citamos no início deste artigo, internet não tem dono e muito menos endereço fixo. Por isso, a probabilidade de você cair em algum golpe, em um certo momento da sua vida – seja qual for o produto que esteja adquirindo – é tão grande.

No caso da compra de seminovos on-line, um outro cuidado que deve ser tomado é saber se aquele site/empresa realmente existem no mapa!

Nesse caso, pedimos a ajuda para um de nossos clientes, Henrique Rocha Raposo, que mora em Maceió (AL) e comprou um BMW com a Dryve há mais ou menos um mês.

“Foi a primeira vez que comprei um carro pela internet e estava muito apreensivo se daria certo. Pensei e realizei algumas táticas para descobrir se a Dryve realmente era a empresa que se vendia pelo site e pelos anúncios”, conta o empresário.

Na primeira, Herique ligou para o número fixo da empresa disponível no site e pedir para falar com o mesmo Consultor de Negócios que estava tratando com ele pelo WhatsApp.

A segunda, foi realizar uma chamada de vídeo para conhecer o rosto do nosso Consultor, assim como o veículo (por dentro e por fora) e toda a estrutura física da empresa (funcionário, localização, tamanho da estrutura…).

“O Paulo Aiello foi quem me atendeu a todo momento! Ele foi extremamente atencioso e não se cansava de tirar todas as minhas dúvidas. Também, pedi o endereço de e-mail dele para saber se era válido. Enfim, por último, antes de eu transferir a quantia pela qual a BMW estava sendo vendida, pedi para um amigo de Ribeirão Preto (cidade onde fica a sede da Dryve) dar uma olhada no carro para mim”, lembra Henrique.

100% seguro, o empresário realizou o pagamento e recebeu o veículo em menos de uma semana, que chegou em Maceió de cegonha, do jeitinho que ele havia conferido por vídeo.

Outra coisa bacana de se fazer, seria conferir o histórico da empresa em sites como Google, Facebook, Reclame Aqui, ou achar comentários pela Web, sejam eles positivos ou negativos.

Preços muito abaixo do mercado e lances altos para concretizar a venda

Quem é que não gosta de pagar muito pouco por um carro usado de qualidade, não é mesmo? Mas, já adiantamos que essas são situações extremamente raras (geralmente, quando o vendedor está apertadíssimo e precisa de dinheiro rápido na mão) e que podem servir de chamariz para um golpe daqueles!

Por isso, tenha muita, mas muita atenção mesmo, quando for impactado por anúncios deste tipo. A coisa está tão “avançada” entre os golpistas, que eles chegam a enviar documentos fantasmas para dar uma falsa segurança ao comprador. Dessa forma, quem desembolsa a grana não se atenta que podem estar agindo de má fé com ele e realiza ou o depósito completo do valor ou uma parte dele para “segurar” aquele modelo em específico.

Quando a Dryve surgiu no mercado, foi exatamente pensando em sanar situações desse tipo, pois, cobramos uma pequena comissão sobre a venda finalizada. Assim, quando uma pessoa escolhe vender com a agente, ela apenas irá nos pagar quando todos os processos forem realizados com sucesso e sem prejudicar nem vendedor e nem comprador.

A criatividade nos golpes chega a ser inacreditável!

É claro que os bandidos sempre se reinventam, pois o foco é aplicar vários tipos de golpes no maior número de pessoas possível. E para não caírem na mesmice e serem pegos com facilidade, a criatividade na forma como esses crimes acontecem é gigantesca!

Eles podem se passar por intermediadores profissionais na compra e venda de carros, solicitando depósitos em suas próprias contas para, depois, desaparecerem como fumaça. Também podem dizer que estão vendendo o veículo em nome do irmão, da tia, do primo, enfim, em nome de “alguém” que está sem tempo para isso – o que facilita que eles não tenham vínculos de endereços, entre outros pontos que poderiam identificá-los depois do golpe.

Conversando aqui com nosso avaliador Gabriel Gravine Torres, ele revelou ainda um outro tipo de golpe, onde o bandido rouba um determinado carro, consegue documentos quentes do veículo e finge ser um cidadão de classe média alta, com profissões de renome, como advogado, médico, empresário…

“O golpista marca com o interessado no carro em algum lugar que remeta a essa realidade de alto padrão, como no estacionamento de um hospital, por exemplo, alegando que ele é médico. Sai com jaleco e tudo, mostra o carro, fecha negócio e recebe a transferências. Só depois de um tempo, quando a pessoa precisa resolver alguma coisa com o carro, que percebe que o documento é falso e que, na realidade, comprou um carro roubado!”, revela Gabriel.

Esteja atento e não tenha pressa de concretizar a sua compra

Já diz o ditado: quem tem pressa, come cru! Por isso, mesmo que a ansiedade esteja abatendo à sua porta, dê um jeito de se segurar para que não caia em nenhum golpe. Pessoas com perfil menos atento, são as preferidas dos malandros. Isso porque, elas tendem a ser mais facilmente enganadas (e lábia é que não falta para esse tipo de gente mal intencionada!).

Resumindo: pesquise, questione, procure outras fontes como comparação e fale com especialistas.

Agora, se você quiser ter ZERO DOR DE CABEÇA e 1.000% DE SEGURANÇA na hora de comprar o seu seminovo, sem passar por golpe nenhum, é só clicar AQUI e conversar com um de nossos Consultores de Negócio.

😉

Leia mais: O que é Vistoria Cautelar?
Veja também: Compra e Venda 100% Online com a Dryve

 

 

 

 

 

#Golpe #GolpeCarroUsado #ComprarCarroUsado #TestDrive #GolpesComuns
Postado em Dicas.
Share
SeguinteTabela Fipe x KBB: qual devo confiar? 

Posts Relacionados

  • 21 de agosto de 2020

    Coronavírus: detalhes sobre a higienização interna do seu carro   

    Os inúmeros cuidados que tomamos diariamente para não sermos contaminados pelo Coronavírus, também precisam acontecem dentro do nosso carro. Confira quais são eles!

  • 23 de setembro de 2020

    O que é Vistoria Cautelar?

    A Vistoria Cutelar é o laudo que irá dizer se o seu seminovo está em bom estado (ou não) para compra. Mas, você sabe como ela funciona detalhadamente? Nós vamos explicar!

  • 13 de agosto de 2020

    Entenda a diferença entre os tipos de câmbio  

    Está com dúvidas sobre os tipos de câmbio? Então, esse artigo é perfeito para você! E para o seu amigo também… vizinho… conhecido…

  • 27 de agosto de 2020

    Hatch ou Sedan: qual é a melhor opção de seminovo?

    Qual modelo de carro é melhor: hatch ou sedan? Destacamos quais são os pontos fortes de cada um deles para facilitar a sua escolha. Confira!

  • Notícias
  • Mercado
  • Dicas
  • Tecnologia
  • Dryve
  • Carreiras
  • Imprensa